domingo, 6 de novembro de 2011

Amigos e Negócios: Água e Azeite

Olá tudo bem?


O tema de hoje é um tanto peculiar e representa a falência de muitos negócios de sucesso. Se você pretende ter o seu próprio negócio, gerar renda e empregos deve prestar atenção nessa variante empresarial tão importante.

Amigos e negócios não devem se misturar! Por quê? Justamente porque essa relação o induz a tomar decisões não coerentes. Você sabia que as empresas familiares são as que apresentam maior probabilidade de falir? É fato comprovado que pessoas que apresentam sentimentos paternalistas nos negócios são as que mais frequentemente se dão mal.

Dentro da empresa o relacionamento humano é fundamental para o clima organizacional e o prosseguimento nos negócios, afinal você não quer estar em um ambiente infernal, certo? Entretanto, deve-se haver uma maior atenção em que profundidade os relacionamentos dentro da empresa estão chegando, pois passando os limites (o que é comum) abalará o seu raciocínio quando for preciso tomar decisões drásticas a respeito das pessoas mais próximas de você, sejam eles amigos ou mesmo familiares.

O sentimento de respeito e ajuda mútua devem ser o parâmetro dentro da sua empresa, mas cuidado para não deixar os sentimentos de camaradagem misturar com o profissional, muitas empresas faliram porque os seus respectivos donos, se recusaram a expressar ordens corretivas envolvendo amigos e familiares e preferiram que a própria empresa se sucumbisse ante a  enfrentar tal martírio.

Talvez você possa estar imaginando que seja ridículo ou improvável que um empresário se deixe levar por tais circunstancias, no entanto os números são exatos, precisos em relação a isso.

O que quero dizer com tudo isso é para que você tenha muito cuidado ao relacionar os seus amigos e familiares dentro do seu negócio, se necessário for, estabeleça antes de tudo regras de conduta, explicitando de forma sucinta o comportamento que deve ser imposto dentro do expediente de trabalho e as punições que poderão advir caso as regras sejam descumpridas, e peça uma assinatura de todos os envolvidos e o comprometimento de todos.


Hoje o assunto foi um tanto técnico, porém extremamente importante em relação ao seu sucesso empresarial. Colocamos hoje mais um bloco na construção do templo do triunfo que está sendo construído por você, obrigado por estar aqui novamente.


Sucesso.

Kleber

“Não faça sua felicidade depender do que não depende de você.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário