domingo, 25 de dezembro de 2011

Pague a si mesmo primeiro!


Olá tudo bem,


Prepare-se que hoje o assunto é um “turbo mental” para a conquista do seu sucesso – Pague a si mesmo primeiro!

O texto a seguir é uma contribuição do livro "Pai Rico, Pai Pobre" do autor  Robert Kiyosaki, livro aliás, que recomendo enormemente a leitura!

Autodisciplina. Se você não pode se controlar, não tente ser próspero. 

Primeiro você precisa se auto-controlar, precisa buscar o aprendizado desta disciplina fundamental. É a falta de autodisciplina que leva á falência muitos ganhadores de loteria pouco depois de eles terem ganhado milhões. É a falta de autodisciplina que leva pessoas que acabaram de obter um aumento a comprar um carro novo ou fazer um cruzeiro.

Eu arriscaria dizer que é a falta de disciplina que constitui o fator numero um a separar prósperos, pobres e classe média. Dito de forma simples, pessoas que tem baixa auto-estima e reduzida tolerância a pressão financeira não poderão nunca, e quero dizer isso mesmo, nunca ser prósperas!

Quem não tem força interior muitas vezes se torna vitimas daqueles que tem autodisciplina.

Em certos meses, quando o fluxo de caixa é bem menor comparado aos outros meses, você deve pagar a si mesmo em primeiro lugar. Algumas pessoas que você conhece poderão dizer: você é louco? Vai atrasar todas as suas contas! Você vai ficar inadimplente! Vai sujar seu nome! E coisas do tipo. Ainda assim, pague a si mesmo em primeiro lugar.

Por quê? Talvez você esteja se perguntando. O porque resume-se no poder da autodisciplina e o poder da força interior. “Garra” no linguajar mais popular. A maioria das pessoas permitem que o mundo “bata” nelas; o cobrador liga e diz: “paga ou então...” aí você deixa de pagar a si mesmo. O vendedor diz: “ponha no cartão e tudo bem...” aí você deixa de pagar a si mesmo novamente. O que eu quero dizer é que você precisa de garra, autodisciplina para ir contra a maré e enriquecer, ser realmente próspero. Não quero que seja uma pessoa irresponsável, nada disso, mas que você lute e conquiste através do habito a garra necessária que falta para a sua vida.

Quando eventualmente você estiver em um aperto financeiro, ainda assim pague a si mesmo primeiro. Deixe os credores gritando!!! Essa situação é interessante porque faz a você um enorme favor. Tal situação o inspira a sair e criar mais dinheiro, continue pagando a si mesmo primeiro, invista o dinheiro e deixe que eles gritem. Em geral  você acabará, de qualquer forma, pagando logo. Se você ceder a pressão fará um saque da sua poupança ou vai liquidar as suas posições em ações para pagar dividas de consumo e isso não é muito inteligente do ponto de vista financeiro.

O segredo é:

1-     Não se endivide demais. Mantenha suas despesas reduzidas. Forme seus ativos primeiro. Então compre uma casa maior ou um carro mais espaçoso, ficar endividado não é inteligente, lembre-se sempre disso!
2-     Quando ficar apertado de dinheiro, não se afobe e não mexa na sua poupança ou investimentos. Use a pressão para inspirar seu gênio financeiro a descobrir novas formas de ganhar dinheiro e então pague as contas. Você terá aumentado sua habilidade de ganhar mais dinheiro, bem como sua inteligência financeira.


Pessoas fracassadas têm hábitos de fracasso. Um mau habito comum é chamado inocentemente de “meter a mão na poupança”. Os prósperos sabem que as poupanças só são usadas para criar mais dinheiro, jamais para pagar contas. 



Sei que isso parece cruel, mas, como já disse, se não for internamente resistente, o mundo vai sempre bater em você.

Obrigado novamente por estar aqui, espero que você tenha compreendido a lição de hoje, como sempre coloquei somente “a ponta do iceberg” o propósito aqui não é te entregar os estudos “mastigados” mas sim estimular você a se auto-conhecer e pesquisar mais afundo sobre o assunto e tirar as suas próprias conclusões.


Sucesso.


Kleber Martins.


"Os obstáculos existem para ver até onde vai a tua fé." - Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário