domingo, 1 de janeiro de 2012

Domínio de Si Mesmo!


Olá tudo bem com você? 

Este é o primeiro post de 2012, e já começamos com um assunto de total importância para aqueles que objetivam o sucesso em qualquer área da vida, muitas pessoas atribuem essa qualidade como fator principal, a mola propulsora, das realizações e conquistas.

AUTOCONTROLE

Vamos verificar agora o significado da expressão Domínio de Si Mesmo ou Autocontrole, como mencionado. Para exemplificar vamos usar o comportamento de uma pessoa que possua tal qualidade.
Uma pessoa de autocontrole bastante desenvolvido, não se deixa influenciar pelo ódio, inveja, ciúme, medo, vingança ou qualquer forma de emoção destrutiva. Uma pessoa de autocontrole desenvolvido não perde a cabeça nem se entusiasma exageradamente por coisa ou pessoa alguma.

A violência, o egoísmo, a aceitação dos fatos sem uma analise prévia, são indícios de falta de autocontrole de uma pessoa, em uma das suas formas mais perigosas. A confiança em si mesmo é um dos fatores do sucesso, mas quando esta se desenvolve além do que é razoável, torna-se muito, mais muito perigosa.

É nossa obrigação não permitir que as emoções concentrem a nossa felicidade na felicidade de outra pessoa, lembrando da célebre frase: “Não faça a sua felicidade depender do que não depende você.”

O amor é essencial para a felicidade, não há duvidas quanto a isso, mas a pessoa que ama tão profundamente outra, ao ponto da sua felicidade depender inteiramente da outra pessoa, fica parecida com o passarinho que insiste em brincar com o gato ou com um carneiro que pede abrigo na cova de um leão, já sabe o que vai acontecer não é?

Pois bem, continuando...

Uma pessoa que possui o domínio de si mesma, não se deixa influenciar por pessoas cínicas e por pessimistas e acima de tudo NÃO PERMITE QUE NINGUÉM PENSE POR ELA.
A pessoa que tem o domínio de si mesma, controla os seus pensamentos e faz que os mesmos produzam ação em busca de seus objetivos; uma pessoa que domina a si mesma, nunca, jamais, em hipótese alguma calunia outra pessoa ou procura vingança por qualquer motivo. Tal pessoa não odeia as pessoas que pensam diferente, pelo contrário, procura compreender o motivo do desacordo e tira vantagem disso.

Percebeu que o assunto é muito importante, não é? Mas vamos em frente, vamos turbinar essa mente maravilhosa que você tem.

Vamos falar agora de uma forma de falta de autocontrole que prejudica milhares de pessoas ao redor do mundo: O HÁBITO DE FORMAR OPINIÃO ANTES DE ANALISAR OS FATOS.
Ninguém, eu disse ninguém, tem o direito de formar uma opinião que não seja baseada naquilo que se julga ser sinceramente ser verdade, naquilo que é baseado em fatos de fontes diferentes, fontes fidedignas.

Digo isso porque muitas pessoas acreditam cegamente em meios de comunicação como jornais, revistas, televisão, radio, etc... tem gente que acredita até no que é postado nas redes sociais. 

Os meios de comunicação não representam a mais pura verdade, isso é fato. Um exemplo do que quero dizer aconteceu há alguns meses atrás aqui no Brasil, onde um meio comunicação noticiou a morte de um artista, e como um efeito dominó, em poucas horas os principais veículos de noticias estavam repassando a noticia. Horas mais tarde, foi verificado que a morte foi uma “brincadeira” que o artista em si plantou na internet.
Uma sensação de "mascara caída" aconteceu, pois todos os meios de comunicação que noticiaram o acontecido, ficaram de “saias justas” ao perceberem que seguiram a boiada sem analisar os fatos.

Eu te pergunto: Quantas informações que você recebe ao longo do dia e que imediatamente a julga como uma verdade absoluta, sem uma análise acurada dos fatos? Pense nisso.


Bom, vou finalizar por aqui, espero sinceramente que a mensagem tenha sido compreendida por você e mais do que isso, que ela tenha sido absorvida pela sua estrutura psicológica e que a mesma possa o ajudar a galgar com mais exatidão os caminhos da realização e da conquista, presentes na estrada do sucesso.


Obrigado por estar aqui e sucesso,


Kleber Martins  

"Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, gastaria seis afiando o meu machado." - Abraham Lincoln

2 comentários:

  1. Excelente reflexão,que devemos considerar para nossas vidas .

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão e que devemos aplicar em nossas vidas.

    ResponderExcluir