domingo, 29 de janeiro de 2012

O Poder da SUGESTÃO! - Parte I


Olá tudo bem com você?


Obrigado novamente pela sua visita, o tema de hoje será dividido em partes, pois é um dos assuntos – assim como o Objetivo Definido – mais importantes, para a realização do seu sucesso em qualquer área da sua vida, é um assunto que poucas pessoas conhecem profundamente, pois não é amplamente difundido, por questões óbvias da mídia que no final desse estudo você compreenderá.

Se você dominar esse assunto e realmente entendê-lo, não tem jeito, o sucesso será inevitável. Peço que não subestime o fato de um assunto tão importante e poderoso como a SUGESTÃO estar disponível assim tão facilmente como está agora.

IMPORTANTE: Leia e estude este tópico com a mente aberta, afaste da sua mente quaisquer tipos de crenças e valores que invariavelmente deturparão o seu raciocínio impedindo-o da absorção completa deste conhecimento, bom acho que falei demais, vamos ao que interessa, você está preparado? Então siga em frente!


O poder da SUGESTÃO! - Parte I


A palavra SUGESTÃO tem sido definida como alguma coisa insinuada na mente, sutil e indireta, uma ideia.
Muitos apelos pessoais, feitos “aparentemente” a nossa razão, são realmente feitos a nossa parte emocional. Podemos insinuar no argumento um apelo ao sentimento ou emoção da pessoa através da ideia e tal idéia será “sentida” pela pessoa que a receberá na mente, e antes que considere um dos próprios pensamentos fará dela a sua própria idéia. Julgará que a “pensou” porque a “sentiu” e o sentimento foi despertado, nesse ponto a pessoa foi sugestionada. Esse é o poder da sugestão. Fantástico não é? Continuando...

Para conseguir os seus objetivos na vida, você terá que prestar muita atenção às sugestões que são impostas para você durante o seu dia a dia, você conseguirá realizar isto, após os estudos e a prática. Você pode estar se perguntando: Tudo bem. Mas o quê que esse negócio de sugestão vai me ajudar realmente?

Eu te respondo: Você é bombardeado a todo o momento com varias sugestões, a todo o momento mesmo, seja em casa, na escola, nas ruas, ouvindo rádio, acessando a internet, assistindo TV, conversando com seus amigos e familiares... enfim todo o tempo. Acontece que muitas das sugestões que você recebe fazem com que você fique estacionado, minam a sua auto-estima e tiram o seu ímpeto de conquistar os seus objetivos na vida, quer exemplos? Veja:

No trabalho: “Você vai ver logo que esse trabalho é horrível, você não vai crescer lá dentro!”

No casamento: “Logo logo você vai querer a sua liberdade de novo, vai querer sair com os amigos e não vai poder, esse negócio de casamento é besteira, você vai perceber que cometeu o seu maior erro!”

Nos estudos: “Você vai fazer medicina? Pelo que sei Direito está pagando mais e está tendo mais oportunidades no mercado, você realmente vai fazer essa besteira?”

Na família: “Você não serve para nada! Vai ser um imprestável para o resto da vida!”

A lista é enorme....conseguiu perceber agora as sugestões que são lançadas para você frequentemente? E olha que não mencionei a TV e o Radio e os Jornais e revistas, porque se não este post ficaria muito mais extenso do que já está.
Esses exemplos foram apenas uma “pitada” sobre o assunto. No começo do post, eu mencionei que esse é um dos assuntos mais importantes já tratados aqui neste blog, e você vai compreender.

Tudo que você faz na sua vida tem origem na sua mente. Na verdade todo objeto que você pode ver agora, primeiro foi criado pela mente de uma pessoa, escolha qualquer objeto aí na sua frente, qualquer coisa mesmo. Escolheu? Isso que você escolheu primeiro passou pela mente de uma pessoa. Uma cadeira por exemplo, antes de existir, todos ficavam agachados, até que alguém, pensou e criou uma cadeira. Já parou para pensar nisso?

O processo criativo funciona assim:

PENSAMENTOS geram SENTIMENTOS que geram AÇÕES e consequentemente geram RESULTADOS. Entendeu?

PENSAMENTOS + SENTIMENTOS + AÇÕES = RESULTADOS

A SUGESTÃO é importante porque age na primeira etapa, ou seja, no PENSAMENTO, que é o principio de tudo, por isso a sua tremenda importância.

A pessoa ou meio de comunicação transmite uma ideia que você acata, onde logo passa a integrar os seus pensamentos que estimulam as suas EMOÇÕES, fazendo com que você AJA de acordo gerando um RESULTADO específico. Mais um exemplo? Veja:

Um comercial de automóvel é um dos maiores exemplos, já notou? Quer ver como suas emoções virão a tona? Veja este comercial da BMW:




Primeiro ele foca um público alvo, logo após transmite a sugestão de PODER e STATUS, mostra o veiculo em lugares lindos e calmos (Já notou que em um comercial de carros nunca há congestionamentos?), aparece uma mulher linda e associa a mesma com o SENTIMENTO, mostra o ator dirigindo o carro com satisfação, sensação de liberdade e autoridade. 


O que aconteceu? O marketing atingiu diretamente as suas emoções, fez você imaginar sendo aquele ator e sentindo todas aquelas EMOÇÕES PRAZEROSAS que você sentiu mentalmente, assistindo. Essa visualização mental, despertou o DESEJO de aquisição; e se você for parte do publico alvo do comercial, ficará tentado em comprar um modelo para você, porque você quer sentir-se igual ao ator do comercial, sendo admirado, respeitado e aproveitando as SENSAÇÕES de LIBERDADE e PODER. É assim que funciona a sugestão. 

Existem vários graus de força sugestiva, como existem vários graus do que se chama "sugestibilidade" das pessoas, com tendência para aceitar sugestões. Existem pessoas que dificilmente se movem por motivos próprios mas sempre estão dispostos a agir em obediência às ideias e sentimentos dos outros.

O desenvolvimento da autoconfiança domina o grau de sugestibilidade. A pessoa que possui confiança em si mesma, não é facilmente afetada por uma SUGESTÃO, o que não acontece com aquele que não tem tal confiança, a pessoa de vontade fraca, passiva, irresoluta. Este tipo de pessoa aceita sem resistência todas as sugestões que lhe são dadas.


De um modo geral a maioria das pessoas raramente "pensa" no mais literal dos sentidos. Aceitam as ideias das outras pessoas sem qualquer análise; seus pensamentos são antes bastante "pensados" pelos outros e a ideia transmitida é apenas o resultado.
A sugestão como já mencionado age nos PENSAMENTOS e EMOÇÕES, por isso seu poderoso efeito, já que grande parte dos homens e mulheres se movem mais pelo sentimento do que pela razão.


De fato, geralmente as pessoas não fazem as coisas porque são consideradas retas á luz da razão, mas porque "sentem" prazer em fazê-las. Um foco maior nos sentimentos e as emoções de uma pessoa produz maiores resultados do que dirigidos a sua razão. É ainda o sentimento a mola que faz mover a massa, as ações da multidão. 


O individuo, seja homem ou mulher, que busca o SUCESSO na vida só conseguirá quando aprender a guiar-se pela cabeça, pela razão, pelo intelecto. O SUCESSO, acompanha quem age pela cabeça nunca a quem age pelo coração nos termos relacionados a negócios. Lembre-se eternamente dessa afirmação!


Acredito que esse foi o post mais extenso já feito aqui no blog, e olha que é só a primeira parte, no próximo encontro vamos abordar os tipos de sugestão existentes e muito mais, espero que tenha compreendido essa primeira parte dessa importante lição, que tem por objetivo aprimorar os seus conhecimentos e ajudá-lo a ter uma vida com mais sucesso e realizações. Lembre-se que o seu maior tesouro é a sua mente! Invista nela e colha excelentes frutos!


Te vejo na próxima,


Sucesso.


Kleber Martins



“A tarefa não é tanto ver o que ninguém viu ainda, mas pensar o que ninguém pensou sobre algo que todos vêem” — Arthur Schopenhauer




Nenhum comentário:

Postar um comentário