domingo, 17 de março de 2013

Realizando a Iniciativa!


Olá, tudo bem com você?

Seja bem-vindo a mais um encontro e hoje vamos tratar de um assunto que já foi abordado parcialmente aqui no Blog direta e indiretamente. O que vamos tratar é um hábito que deve ser cultivado por todos nós, ele é uma das chaves mestras principais que conduzem a realização e a conquista em diversas áreas de nossas vidas, ele é o hábito da Iniciativa.


Mas o que é Iniciativa?

Resumindo é: “Uma qualidade rara que incita a pessoa a fazer o que é preciso fazer, sem ser necessário que alguém lhe mande.”

Nossa natureza básica nos torna ativos, e não passivos. Isto nos permite escolher a reação de uma circunstancia determinada, nos presenteia com o poder de criar as circunstâncias.

Muitas pessoas esperam que algo aconteça na vida delas, ou que alguém tome conta delas.

Mas as pessoas que acabam conseguindo deslanchar pela vida são os proativos que representam soluções para os problemas, e não mais problemas; que aproveitam a iniciativa para fazer tudo o que é preciso, em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.

Orientar as pessoas no sentido da responsabilidade não diminui ninguém. Ajuda na afirmação, na verdade. A proatividade faz parte da natureza humana e apesar dos músculos da proação poderem estar adormecidos, eles existem.

Claro, o nível de maturidade de um indivíduo precisa ser levado em consideração. Não podemos esperar uma cooperação criativa daqueles que se encontram em uma situação de profunda dependência emocional.
Mas podemos, pelo menos, reafirmar sua natureza básica e criar uma atmosfera em que as pessoas possam aproveitar as oportunidades para solucionar problemas de um modo cada vez mais confiante.

Devemos criar o ambiente e estimular as pessoas e a nós mesmos a serem proativos, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro setor da vida, se assim o fazemos, damos uma contribuição pessoal enorme para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas ao nosso redor, agindo assim de forma direta no seu crescimento.

Não espere as coisas acontecerem, tome a dianteira da situação e faça acontecer, assim você estará crescendo!

“A Iniciativa é a chave que abre a oportunidade.” – Napoleon Hill

Nenhum comentário:

Postar um comentário