domingo, 31 de março de 2013

Complexo de Inferioridade!


Olá, tudo bem com você?


Obrigado novamente pela sua visita, hoje trataremos do tema: Complexo de Inferioridade. O texto a seguir é de caráter explicativo filtrado de conclusões na área de psicanálise e apresenta um teor de aprendizado muito interessante, o que vem a contribuir de forma consistente na formação da sua cultura e desenvolvimento como ser humano através do autoconhecimento. Bom chega de pormenores e vamos ao assunto!

COMPLEXO DE INFERIORIDADE!

O complexo de inferioridade é uma manifestação de insegurança, causada pelo fato de admirarmos e invejarmos, nos outros, as qualidades que não temos e desejamos possuir.

Aqueles que sofrem desse sentimento de inferioridade são,  normalmente, tímidos e medrosos. Não gostam de correr riscos, porque temem perder. 

São introspectivos e conhecendo bem suas deficiências não se expõem para que não sejam ridicularizados pelos outros e consequente dessa forma, não demonstrem as suas vulnerabilidades.  

Essa insuficiência em alguns aspectos prende-se a um exagerado desejo de sobressair entre os seus semelhantes. Não sendo possível, a pessoa deprime-se e passa a sofrer uma sensação de medo ante o fracasso.

O que todos nós devemos saber é que temos a mesma origem e teremos o mesmo destino. 

Tanto os grandes como os pequenos são tão semelhantes que ninguém tem razão para se sentir inferior em face de alguém. 

Algum dia, de alguma maneira, teremos que morrer; certamente aqueles que possuírem fortunas materiais não serão enterrados com elas; por isso sejamos compreensivos. Não esqueçamos de que somos pequenos discípulos da grande escola da vida.

Não esqueçamos que devemos fazer acontecer aqui e agora, neste exato momento. O que realmente conta no final do “jogo” não é quantos pontos você acumulou, mas sim a sua contribuição para as pessoas e a vida com um todo.

Não serei hipócrita de dizer que os bens materiais não são importantes, afinal seria contra a filosofia de existência deste blog e quero deixar uma pergunta interessante: 

Como poderemos ajudar os mais necessitados se formos mais um entre os necessitados?


O que quero ressaltar aqui é que devemos acumular riquezas sim e utilizá-las em vida a favor dos menos favorecidos, ajudando-os de alguma forma tanto no seu desenvolvimento intelectual quanto físico, construindo um legado da genuína prosperidade para este mundo. 


O remédio para o Complexo de Inferioridade é o autoconhecimento e ação. Esses são os anticorpos para vencer não só essa síndrome, mas também é a forma de se elevar de forma consistente, natural; de exercer o poder de cidadão e do amor ao próximo independentemente de retornos, mas somente pelo prazer de ajudar. A integridade de espírito e de caráter são as armas para vencer todas as dificuldades. Cresça, evolua e não esqueça de uma coisa: FAÇA ACONTECER!

Sucesso,

Kleber Martins

“A inveja é uma declaração de inferioridade." - Napoleão Bonaparte

Nenhum comentário:

Postar um comentário