domingo, 10 de julho de 2011

Os 10 mandamentos do empreendedor

Olá pessoal, tudo bem? Tenho certeza que sim.

Pois bem, dando continuidade ao nosso assunto a respeito de emprego e empreendedorismo, vamos falar hoje dos 10 mandamentos para que o seu sucesso nos negócios seja realidade. São dicas simples, porém não subestime o fato de ser simples, complicar é fácil, difícil é simplificar. Leia, absorva e implemente este conteúdo, lembre-se sempre de gerar ação, pois nada ocorre na sua vida sem a sua participação, importante você ficar sabendo disso, bom...vamos lá!


1° TRANSFORMAR CRISE EM OPORTUNIDADE

Os empreendedores são pessoas otimistas de fato, pois conseguem ver oportunidades em meio à crise, muitas vezes as dificuldades a que são passados durante a vida, são interpretados por eles, como escadas que os conduzem para o sucesso. Pois é uma verdade que nunca devemos encarar uma derrota temporária como um fracasso, porque se assim fizermos já estaremos derrotados. A escolha sempre será sua! Para ilustrar segue o que Henry Ford falou: “Se você pensa que pode ou se você pensa que não pode de qualquer forma você está certo.”


 2° CAPACIDADE DE COMEÇAR DO ZERO


A habilidade de começar do zero é uma das principais para um empreendedor PRÓSPERO e de SUCESSO. Essa característica é fundamental, é fazer valer a expressão de que quando a vida lhe oferecer um limão, faça uma limonada
Às vezes começa-se com o computador de alguém da família, ou com o carro, ou com o telefone, ou simplesmente do nada.
Por exemplo: em São Bernardo do Campo/SP existe uma empresa de reciclagem que revende os materiais coletados, após terem sido selecionados, lavados e triturados para grandes empresas de vários setores, o faturamento mensal dessa empresa gira em torno de quase R$ 1 milhão e meio de reais, e sabe como começou? Simplesmente o seu fundador, catava latinhas na rua e o seu “despertar empreendedor” ocorreu do nada, ele acreditou, planejou e agiu. Atente-se quando uma idéia surgir na sua mente, ela pode significar a diferença entre sucesso e fracasso na sua vida, tenha coragem de anotá-la e estuda-la e claro implementa-la; é assim que se faz.


3° MARKETING E NEGOCIAÇÃO

A capacidade de vender a idéia é, sem dúvida, uma grande habilidade dos empreendedores. São capazes de vender seu peixe com uma maestria admirável. São vendedores de sua imagem profissional e de seus talentos.
Os princípios da COMUNICAÇÃO e RELAÇÕES HUMANAS são a base, esses dois tópicos você pode encontrar um material vasto na internet.
Seja um AUTODIDATA (pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas). Seja curioso e aprofunde-se no conhecimento, você só tem a ganhar.



4° KNOW-HOW E EXPERIÊNCIA ANTERIOR


Muitos negócios de sucesso hoje foram abertos por ex-funcionários, gerentes e executivos de empresas na qual fizeram parte no passado. Aproveitaram o know-how (saber fazer) do emprego anterior e colocaram em prática para eles mesmos, utilizando do netwoking (rede de relacionamentos) já feitos com fornecedores concorrentes e clientes do segmento. Se você é um empregado hoje, vou te dar uma dica de ouro, guarde com carinho, é a seguinte: Se você é um assalariado, quando você for trabalhar encare seu trabalho como uma faculdade, vá para aprender, não para cair na rotina e ser tratado como "mais um dente da engrenagem da empresa", pergunte aos seus superiores como fazer tal atividade, seja curioso, além de você crescer e aprender, provavelmente você correrá o risco de ser promovido de cargo. Faça o teste.


5° VISÃO EMPREENDEDORA


É a famosa visão de Águia, é você ser apto a enxergar no mercado as lacunas deixadas pelas empresas. Criam-se novos caminhos, novos horizontes que, no início, nada mais eram que uma mera intuição, um feeling.
Verdadeiros impérios foram construídos com essa visão, se você não tiver, não se preocupe, desenvolva ou alie-se a alguém que a tenha.



6° OPINIÃO PRÓPRIA

Não é incomum encontrarmos familiares de empreendedores dizendo que o negócio só foi para frente porque ele era um teimoso, um cabeça-dura que não ouvia ninguém. Contrariou tudo e todos, e, com a sabedoria dos mestres, soube discernir, ouvir e executar as próprias idéias.


 7° PERSISTÊNCIA

Esta tem sido um verdadeiro teste de paciência e resistência. É muito comum querermos saber como certa pessoa conseguiu esperar com paciência todo aquele tempo de vacas magras. Agradecer o semear e cuidar com amor e dedicação enquanto se espera a hora da colheita é uma verdadeira virtude humana. Todos sabem que o Sol só nasce depois da noite toda ter passado, mas poucos têm a paciência de estar acordados e alertas nessa hora.



8° ASSUMIR RISCOS

É a atitude de coragem de superar o medo, de trilhar caminhos incertos, mantendo a chama da esperança acesa. Saber calcular riscos e ousar enfrentar o novo. Aqui, é colocada em xeque nossa autoconfiança e nossa autodeterminação. Essa habilidade é FUNDAMENTAL, pois lembre-se que o seu sucesso é proporcional ao risco que você está disposto a correr; não estou dizendo para que você seja um “Kamikaze”, um inconseqüente que não mede  seus atos, calcule o risco e veja se vale a pena.



9° SER LÍDER E ENTUSIASMADO

Esta habilidade de se automotivar e conseguir aumentar a energia dos colaboradores e envolvidos é, sem dúvida alguma, fundamental. Saber delegar, definir tarefas, organizar, combinar métodos e processos e, sobretudo, saber reconhecer os liderados. Aqui é a prova de fogo da auto-estima.



10° HARMONIA COM A MISSÃO

Se falamos Pelé, vem à nossa cabeça o futebol. Se falamos Chico Anísio, vem-nos o humor. Será que o sucesso ocorreu por acaso? Não. Ele é composto por um conjunto de habilidades e renúncias que estão alicerçadas em nossos talentos, em nossa vocação, em nossa missão. É aqui que aparece o amor, a dedicação e a entrega de corpo, alma e espírito a uma causa maior da nossa razão de viver, nos motivando em busca do objetivo a ser alcançado.



Por hoje é só pessoal, agradeço imensamente pelo carinho e pelos e-mails de incentivo e agradecimento pelas matérias já postadas, eu acredito que não existe maior realização e felicidade do que fazer uma diferença fundamental na vida de uma pessoa. Quando sabemos que nosso trabalho está ajudando as pessoas, isso nos dá mais força e coragem para seguir em frente. Mais uma vez muito obrigado de coração, até a próxima!

Sucesso,


Kleber.


“Apenas aqueles que ousam ter grandes fracassos conseguem alcançar grandes sucessos.”— Robert F. Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário