segunda-feira, 30 de maio de 2011

Qual é a sua meta na vida? Pt II

Já discutimos na Parte I a importância de ter metas e tê-las por escrito. Caso não tenha lido, eu recomendo, pois é um complemento da parte a seguir.

Como fazer metas na sua vida? Você sabe?

Primeiro, antes de tudo, você deve criar metas para diferentes áreas da sua vida, pois se você focar somente em uma área, caso esta lhe seja retirada por alguma circunstância da vida, você poderá entrar em profunda depressão.

Um caso clássico para ilustrar o que quero dizer é a mãe que se dedica unicamente para os filhos, não faz absolutamente mais nada, só pensa nos filhos, só faz as coisas para os filhos, ela vive ao redor dos filhos, e ela fica para “escanteio” sempre. O que acontece? Os filhos crescem, (como nós crescemos) e vão embora (como nós fomos) e a mãe encontra-se agora em profunda depressão, é o que em psiquiatria chama-se de “Neurose de Alívio” ou síndrome do “Ninho Vazio”.

Você tem que ter outros interesses na sua vida, é FUNDAMENTAL que você entenda isso, FUNDAMENTAL!

Agora que você compreendeu a importância de ter varias metas em diferentes áreas da sua vida, possivelmente pode surgir uma questão:

Como eu faço para transformar um SONHO em uma META?

Tem gente que nasce, vive e morre e não aprendeu o que eu vou te dar de presente agora, guarde com carinho: Para você transformar seu sonho em meta é muito simples. COLOQUE UMA DATA.

Tudo aquilo que você colocou na categoria de algum dia, lamento, mas não vai acontecer! Sabe por quê?

Porque seu cérebro “diz” assim: Ok! No dia que “algum dia” chegar, nós faremos.

Só que você já percebeu que não existe “algum dia” no calendário? E o que acontece? 
Isso mesmo, nada acontece.

Por exemplo: Se você tiver um livro que está empoeirado na sua casa e disser:

Algum dia eu lerei esse livro!

Você já notou que esse dia nunca chega? Cai naquilo que falei acima sobre a interpretação do cérebro, que “diz”: Ok! No dia que “algum dia” chegar, leremos.

COLOQUE UMA DATA! Se você disser: Até o próximo sábado eu vou ler este livro, eu te GARANTO que você vai encontrar tempo para ler o livro.

Outro exemplo clássico é este:

Quando você fala para alguém: “Pode deixar, qualquer dia eu apareço aí” ou ”Algum dia nós iremos” ou essa “Algum dia vou abrir meu próprio negócio”.

Pelo amor de Deus!!! COLOQUE UMA DATA!!!!!!!

Outro ponto importante, é que você tem que estar comprometido com a sua meta, não é envolvido não! Deve estar C-O-M-P-R-O-M-E-T-I-D-O para que assim seja concretizado.


Vou detalhar a essência de algumas metas para você entender melhor.


Metas Físicas

Porque nós devemos cuidar do nosso corpo, ele é o nosso templo. Entretanto devemos ter cuidado para não só cuidar do corpo - ter isso como única meta - porque se você só focar única e exclusivamente no seu corpo, quando você envelhecer e a sua musculatura atrofiar, pois isso irá acontecer com o tempo, você entrará em depressão.



Metas Financeiras

Dinheiro é muito importante, ele só não é importante para quem não precisa dele, mas enquanto você precisar dele, ele será importante para você. Muito cuidado para não ter somente meta financeira, porque se não, você acabará igual aqueles indivíduos que até matam por dinheiro, isso seria um desequilíbrio, muita atenção nesse ponto.



Metas Sociais

Nós somos seres sociais, e temos a necessidade de interagir com as outras pessoas, a meta social deve incluir novas amizades (boas amizades, por favor!), a ida em festas, conhecer novos lugares, etc. Equilíbrio é fundamental nessa meta, pois a linha que a divide é muito tênue e você pode gerar um desequilíbrio facilmente, lembre que você tem outras METAS PARA CONQUISTAR.



Metas Espirituais

Um teólogo jesuíta francês disse certa vez: “Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual, somos sim, seres espirituais tendo uma experiência humana”. Essa frase resume tudo.

Devemos ter as nossas metas espirituais, mas esse é um ponto muito delicado eu diria, pois muitas pessoas perdem o “senso” nessa etapa e acabam “bitolados” em um outro mundo, lembre-se sempre que você está no planeta terra e que é seu dever fazer as coisas acontecerem para você e para as pessoas ao seu redor enquanto você estiver por aqui.



Meta Profissional

É importantíssimo ter uma meta profissional, como em todas as metas mencionadas vou deixar o sinal amarelo em relação ao EQUILIBRIO novamente, pois se você só pensar na sua profissão e em mais nada, você sofre um infarto aos 40 anos e não sabe o porquê. Vê seus filhos crescidos e lamenta-se por não ter tido tempo para eles e por aí vai... muita atenção nesse ponto também.


Meta Mental

Imprescindível essa meta, consiste em adquirir novos conhecimentos, através de pessoas, livros e experiências, mas tem gente que tem tanto conhecimento intelectual que ela fica paralisada vendo a vida passar e sem colocar em prática o seu conteúdo, geralmente tornam-se frustradas por esse fato.

Ou seja, é importante você ter META MENTAL, mas só planejar não adianta absolutamente nada! Você tem que passar do campo do pensar para o campo do agir! AÇÃO é o nome da ponte que liga a MENTE à realidade.

Você percebeu ao longo do post que o FATOR EQUILÍBRIO é de extrema importância para a suas metas, assim como para a sua vida, como disse Lao Tse Tung: “O certo é o caminho do meio”.

No próximo post, finalizaremos a parte das metas, comentando a diferença entre metas e objetivos, te vejo lá!


Obrigado por estar aqui,


Sucesso.


Kleber.


“O que você sabe não tem valor, o valor está no que você faz com o que sabe.”
— Bruce Lee

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu Blog, muito instigante, fala sobre coisas que ja sabemos, mas que nao colocamos em prática, gostaria de sugerir: coloque em seu Blog algumas referências de livros que tenha lido.
    Gostei da forma que ordena seus pensamentos. Admirável para alguem tão jovem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Angela, primeiramente muito obrigado pela crítica positiva, fico muito feliz que você tenha gostado do conteúdo. Seguirei a sua sugestão e colocarei nos próximos posts as referências literárias da qual uso como referência. Obrigado por fazer esta observação. Novamente, agradeço sua visita e se tiver alguma outra sugestão será bem-vinda. Sucesso!

    ResponderExcluir