domingo, 25 de março de 2012

Série Medos Básicos: 2° - Medo das Críticas


Olá, tudo bem com você?


Continuando a série sobre os medos básicos existentes em nós seres humanos, hoje abordaremos o 2° dentre os 6 já mencionados na introdução desta série.
Este é um estudo muito importante e peço encarecidamente que você leia atentamente e faça os apontamentos necessários, lembre-se que o propósito aqui é que você cresça como ser humano e reflita tal crescimento em todos os aspectos da sua vida, tanto pessoal como profissional, certo? Vamos lá então...


O Medo das Críticas é muito comum, na verdade, todos carregamos dentro de nós mesmos; alguns demonstram mais e outros menos. Esse medo apresenta os mesmos efeitos prejudiciais para a realização pessoal quanto o medo da pobreza – já discutido no post anterior – principalmente porque destrói a iniciativa e inibe o exercício da imaginação.

As idéias, em sua maioria, nascem fadadas ao fracasso e precisam do sopro da vida que vem dos planos definidos e da ação planejada. O momento de alimentar uma idéia é logo que ela nasce; a cada minuto aumentam as suas chances de sobrevivência. O medo das criticas está por trás da destruição da maior parte das idéias que nunca chegaram ao estágio de planejamento e ação. 
Os principais sintomas do medo das críticas são:

CONSTRANGIMENTO: Normalmente apresenta-se sobre a capa de nervosismo, timidez em conversas e encontros com estranhos, dificuldade em fixar o olhar e movimentos descontrolados com as mãos, braços e pernas.

DESEQUILIBRIO: Se expressa pela instabilidade na voz, nervosismo na presença de outras pessoas, falhas de memória e má postura corporal.

FRAQUEZA DE PERSONALIDADE: Falta de firmeza nas decisões, de encanto pessoal e de capacidade de expressar opiniões com segurança. Apresenta também o hábito de fugir dos problemas em vez de enfrentá-los e a concordância com opiniões alheias sem uma acurada análise dos pontos discutidos.

COMPLEXO DE INFERIORIDADE: O individuo expressa por palavras e atos o quanto se acha superior, como meio de esconder um sentimento de inferioridade. Usa palavras “difíceis” para impressionar – muitas vezes sem conhecer o seu significado. Gaba-se de realizações imaginárias, o que lhe dá um ar de falsa superioridade.

EXTRAVAGÂNCIA: Conhecido pelo hábito de ostentação, gastando mais do que ganha, somente para criar o “status” imaginário e transmiti-lo a sociedade, geralmente a pessoa com tal sintoma – se muito profundo – é capaz de desenvolver estados de paranóia.

FALTA DE INICIATIVA: Se expressa pela dificuldade em aproveitar oportunidades que poderiam contribuir para o crescimento pessoal, pelo medo de expressar opiniões, pela falta de confiança nas próprias idéias bem como pela falsidade em palavras e atitudes.

FALTA DE AMBIÇÂO: Essa é conhecida pela apatia física e mental, hábito de elogiar pela frente e criticar pelas costas, aceitação passiva das derrotas, abandono de tarefas ao menor sinal de oposição, suspeitas infundadas, falta de responsabilidade pelos próprios erros e falta de confiança em si mesmo.


Bom, esses foram alguns dos sintomas do medo das críticas, não fique desolado se você se identificou com algum, como disse no começo, todos temos a herança desses medos básicos, o que você tem que fazer é ter a humildade de reconhecer os pontos que pertencem ao seu ser, através de uma auto-analise. O propósito aqui é fazer florescer e consequentemente fazer você enxergar pontos que até então estavam obscuros e que travavam a sua vida sem você saber, estamos colocando o inimigo a mostra e espero que você tenha a coragem de enfrentá-lo pois isso significa a diferença entre triunfar e fracassar, e aí qual é a sua escolha? Pense nisso.


Semana que vem abordaremos o Medo das Doenças... te vejo lá!

Sucesso.


Kleber Martins

“Ninguém pode fazê-lo inferior sem a sua permissão.” – Eleonor Rosevelt

 



2 comentários:

  1. Olá Kleber, adorei como você domina o assunto! Está de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Biah! Muito obrigado pelo comentário e ainda mais pela sua visita no blog. Me sinto muito gratificado de saber que você está gostando dos assuntos abordados e espero profundamente que estes possam fazer uma diferença na sua vida em todos os aspectos. Desejo muito sucesso e felicidade para você e toda a sua família! Um grande Abraço! Kleber Martins.

    ResponderExcluir