domingo, 8 de abril de 2012

Série Medos Básicos: 4° - Medo de Perder o Amor de Alguém


Olá, tudo bem?


O tema de hoje constitui um dos maiores entraves do ser humano, pois o MEDO DE PERDER O AMOR DE ALGUÉM é uma sombra temível, que muitas vezes leva a pessoa a depressão, delírios, paranóia e todos os tipos de males possíveis e imagináveis no contexto da psique. E tais males, em estágios críticos, nos fazem sucumbir em vez de prosperar, nos fazem ver a vida de uma forma triste e penosa; e como conseqüência transforma-se no veneno que destrói a ambição e a força de vontade, combustíveis estes, essenciais para o nosso desenvolvimento pessoal.


O ciúme e outras formas semelhantes de demência precoce nasceram do medo que o homem tem de perder o amor de alguém. Dos seis medos básicos que são os objetos do nosso estudo durante essa série aqui no blog, este medo é o mais doloroso e talvez o que mais provoque estragos no corpo e na mente, levando muitas vezes à insanidade mental absoluta e permanente.


Provavelmente o MEDO DE PERDER O AMOR DE ALGUÉM existe desde a idade da pedra, quando o homem conquistava as mulheres pela força bruta. 
Hoje mudaram somente as técnicas, em vez de força bruta, utiliza-se a força econômica! 

Os homens com relação as mulheres, usam de persuasão, promessa de jóias, carros e outras iscas muito mais eficazes que a força física, se analisarmos os hábitos dos homens modernos, esses são os mesmos do inicio da civilização, apenas expressado de maneira diferente.


Os pilares que fundamentam a estrutura dos relacionamentos são: CONFIANÇA, AMOR, HARMONIA, AMIZADE, CUMPLICIDADE, DESEJO SEXUAL e ESPÍRITO DE ENTREGA. Todos os demais enfoques agregam-se a um desses pilares. 
Quando o casal apresenta em igualdade e teor os pilares citados acima, o fantasma de perder o amor de alguém é posto no calabouço da existência. Dessa forma a felicidade, a prosperidade, o crescimento e o desenvolvimento pessoal são maximizados de forma descomunal, pois a junção de duas mentes com a harmonia de propósitos, transforma qualquer desejo (dentro dos limites da razão) em realidade, pois entra aí a força da SINERGIA. (Sinergia é quando o todo é maior que a soma das partes).

Os sintomas do MEDO DE PERDER O AMOR DE ALGUÉM são:

CIÚME: Hábito de desconfiar de amigos ou da pessoa amada, sem motivos razoáveis. O ciúme é uma forma de demência precoce que, as vezes, expressa-se com violência, sem qualquer causa. A pessoa ciumenta costuma acusar o marido ou a mulher de infidelidade, embora sem fundamento algum, e não confia em ninguém.

REPREENSÃO: Conhecido pelo hábito de repreender amigos, parentes, colegas de trabalho, etc, por motivos insignificantes ou sem qualquer razão, é a famosa explosão momentânea de estresse com qualquer pessoa, fundamentada por devaneios psíquicos em relação a fantasias negativas sobre a pessoa amada.

JOGO: Habito de jogar, roubar, enganar e correr riscos desnecessários com o objetivo de ganhar dinheiro e oferecer bens materiais a pessoa amada, acreditando poder comprar o amor. Costume de gastar mais do que ganha, para impressionar. Sintomas de nervosismo, descontrole emocional, insegurança, instabilidade de humor, falta de persistência e força de vontade.

Esse foi o 4º medo abordado, um dos mais terríveis como você pôde perceber; não se engane com esse inimigo comum entre nós, muitas pessoas se acostumam tanto com ele, que acham que é normal tê-lo em suas vidas, mas lembre-se que ele é a “DINAMITE” que destrói os pilares do castelo da felicidade e das realizações humanas, para combater esse inimigo, somente através de um trabalho árduo de autocontrole e disciplina.

Na próxima semana abordaremos o MEDO DA VELHICE, te vejo lá!

Grande abraço e sucesso!

Kleber Martins


“Preocupar-se é usar sua imaginação para criar algo que você não deseja.”— Abraham-Hicks


Nenhum comentário:

Postar um comentário