domingo, 29 de abril de 2012

A Força do Hábito! Parte I


Olá, tudo bem com você?


Depois de mais de um mês introduzindo o conceito sobre os MEDOS BÁSICOS existentes em nós seres humanos, começa hoje uma lição extremamente importante para que você consiga realizar os seus propósitos na vida, desde os mais simples quanto aos mais complexos. Peço que você esteja de espírito aberto para a presente lição, pois a compreensão e implementação da mesma, com certeza fará uma diferença fundamental na sua vida. Falaremos sobre A FORÇA DO HÁBITO!

Quantas vezes você se propôs a fazer alguma coisa e no meio do caminho desistiu? Ou mesmo se quer tentou começar? Provavelmente muitas, não é? Falo desde um curso de final de semana, um regime ou mesmo a leitura de um livro; pare e pense, porque você não seguiu em frente? Você pode falar que surgiu um imprevisto ou que estava ocupado com alguma outra coisa, mas na verdade sabe o que faltou a você? Criar o hábito de fazer!

O hábito se origina do ambiente que nos cerca, do fato de fazer a mesma coisa da mesma maneira, repetidas vezes, ou de formar o mesmo pensamento incessantemente. Uma vez formado o hábito, ele se assemelha ao bloco de cimento que endureceu no molde: é difícil de quebrar!
Uma vez formado um hábito (pela repetição do pensamento ou da ação), a mente se acostuma a ele e segue-o como uma agulha de uma vitrola segue as estrias de um disco, seja qual for a natureza do hábito.

Um hábito é um caminho mental seguido durante algum tempo por nossas ações e, à passagem de cada uma delas, se torna um pouco mais profundo e mais largo. 
Reflita: Se tivermos que seguir por um campo ou de atravessar uma floresta, escolheremos de preferência um caminho mais aberto, em vez de um menos palmilhado, não é verdade?


A lei da natureza também entra em ação, perceba que quando dobramos um papel de certo modo ele tende a dobrar-se da mesma maneira uma segunda vez, assim como roupas também. Maquinas que dão problemas e são concertadas, tem a maior probabilidade de apresentar o mesmo defeito no mesmo local. Estes foram apenas alguns exemplos para ajudar você a ver algo que está no seu dia a dia, mas que não conseguia notar antes, afinal o óbvio por ser óbvio não é percebido. Pois bem...

Posso afirmar sem nenhuma dúvida que o melhor, ou melhor o ÚNICO jeito para  a destruição de velhos hábitos prejudiciais é formar outros que os substituam. Abramos novos caminhos mentais e veremos como os antigos vão se tornando mais fracos até desaparecerem com o tempo, para isto acrescenta-se uma “pitada” de FORÇA DE VONTADE!
A medida que formos  seguindo por este caminho novo, ele se tornará mais aberto e mais fácil de ser transitado. Esse “desbravamento” de caminhos mentais é de grande importância. É preciso, praticar, praticar, praticar... continuamente! Ser um paciente “desbravador de caminhos”! Sempre!


Na próxima semana, continuaremos esta lição, apresentando as regras para formar os hábitos que você deseja na sua vida, certo? Então te vejo lá!
Obrigado pela sua visita e aproveite para ler os posts já publicados, pois o objetivo deles é que você se auto-conheça e cresça como ser humano, e como conseqüência seja próspero e feliz em todas as áreas da sua vida!

Sucesso!

Kleber Martins

“Quanto mais você pratica, melhor você fica!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário