domingo, 15 de abril de 2012

Série Medos Básicos: 5° - Medo da Velhice


Olá, tudo bem com você?


MEDO DA VELHICE... sim este é um assunto que assalta a mente de muitas pessoas, principalmente aquelas entre os 40 anos de vida. Os jovens, em raras exceções, pensam muito pouco a respeito deste medo, por motivo óbvio.

O medo da velhice tem duas origens principais: a primeira é o medo de que a velhice traga a pobreza – de que os bens materiais sejam tomados por alguém; a segunda e mais forte, são os falsos e cruéis ensinamentos transmitidos de geração em geração, bem como truques bem conhecidos para manter o ser humano dominado pelo medo. 


Muitas seitas e grupos duvidosos utilizam com maestria esse medo para conquistar seus objetivos internos. A possibilidade de doenças – que aumenta com o passar dos anos – e de diminuição da atração sexual também contribui para o MEDO DA VELHICE.


Os sintomas do MEDO DA VELHICE são:


DIMINUIÇÃO DE RITMO: Tendência a diminuir o ritmo de atividade e desenvolver complexo de inferioridade, por volta dos 40 anos de idade. (Na verdade, os anos mais produtivos da vida de um indivíduo, tanto mental quanto espiritualmente, são aqueles entre os 40 e 60 anos de idade.)

PAPEL DE VÍTIMA: Hábito de sentir inferiorizado pela idade ao invés de demonstrar gratidão por haver alcançado a idade da sabedoria e compreensão.

AUTO-REPREENSÃO: Costume de reprimir a iniciativa, a imaginação e a autoconfiança, acreditando falsamente haver passado da idade de exercitar essas qualidades.

A série sobre os medos básicos chegou ao seu penúltimo capitulo hoje, trazendo algumas informações sobre o MEDO DA VELHICE, não sei qual é a sua idade agora, mas encare a velhice como uma nova fase em que você poderá usufruir da sua experiência e fazer muitas coisas que seria impossível fazer, quando na imaturidade da juventude. 

Essa é uma fase em que muitos gostariam de chegar e não conseguiram pelo fato da visita inesperada do trem da morte. Então sinta-se honrado e feliz por ter a oportunidade de viver mais esta etapa da sua vida, lembre-se de sempre ensinar os mais novos, de sempre mostrar o exemplo, de usar a sabedoria e a prudência ao invés da ignorância e brutalidade.

Na próxima semana encerraremos a série falando sobre o MEDO DA MORTE, até lá!

Sucesso.

Kleber Martins

“Aqueles que passam por esta vida sem atos dignos de memória, não são tão diferentes daqueles que nunca nasceram.”   


Nenhum comentário:

Postar um comentário